quinta-feira, 23 de abril de 2020

Fibra da Oi chega a um milhão de acessos e mais barato do que acesso em cobre

Como estratégia da operadora em focar na fibra, a Oi anunciou nesta quarta-feira, 22, mudança no portfólio de banda larga fixa ao comemorar a marca de um milhão de acessos com a tecnologia. O serviço de fibra até a residência (FTTH) da operadora está disponível em 108 cidades, com velocidade única de 200 Mbps – a novidade é que a taxa de upload subirá de 15 para até 60 Mbps. Segundo a empresa, a ideia é trazer a conectividade em um momento de isolamento social devido à pandemia do coronavírus (covid-19). 

O foco da empresa é praticamente total na fibra ótica: no site para o consumidor, as ofertas são todas disponível por meio do FTTH. Contudo, a operadora continua oferecendo acesso via xDSL, embora com condições curiosas: preços iguais (R$ 129) para velocidades de 15 a 35 Mbps, mais caro do que a oferta da fibra de 200 Mbps, por R$ 119. Os valores são para planos de banda larga sem fidelização e ainda têm taxa de instalação de R$ 276.

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Procurada, a Oi respondeu que o foco na fibra é parte da estratégia de garantir a capacidade para a demanda: "estamos focando na fibra, pois as aplicações que os clientes demandam hoje precisam de internet de alta velocidade e queremos garantir a melhor experiência do cliente, mas não abandonamos o cobre".

Lançado em 2018, o Oi Fibra conta atualmente com 5,7 milhões de homes passed em todas as regiões do País, utilizando um backbone de 370 mil km. "Estamos orgulhosos por chegar a 1 milhão de clientes da Oi Fibra e nosso objetivo é nos tornarmos o maior provedor de infraestrutura do país" completa Abreu.

Os pacotes de 200 Mbps em FTTH iniciam por R$ 99,90/mês, aumentando até R$ 144,90 de acordo com a inclusão de serviços de conteúdo over-the-top, como Watch ESPN, Esporte Interativo e Discovery Kids. A companhia também disponibiliza o IPTV por R$ 189,90. 

Momento da pandemia

Em comunicado, o presidente da operadora, Rodrigo Abreu, disse que o momento da pandemia mostra que a prestação de serviços de telecomunicações é "mais do que nunca, fundamental para a população". "Diante da nossa responsabilidade, estamos trabalhando fortemente para garantir a entrega de serviços de qualidade aos nossos clientes, seguindo todas as orientações das autoridades sanitárias para preservação da nossa operação, do nosso atendimento e da saúde dos nossos colaboradores, visando amenizar os impactos da pandemia e contribuir com a manutenção das atividades no país".

Fonte: Teletime News de 22 de abril de 2020, por Bruno do Amaral.

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