terça-feira, 30 de junho de 2020

NTT forma aliança e compra 5% da NEC; 5G e OpenRAN estão na mira das japonesas

Maior conglomerado de telecomunicações do Japão, a Nippon Telegraph & Telephone (NTT) anunciou a celebração de uma aliança com a fornecedora (também japonesa) de equipamentos e serviços NEC para o desenvolvimento de tecnologias wireless e óticas no ambiente 5G e OpenRAN. Com o acordo, a NTT vai adquirir 4,8% das ações da NEC.

Segundo comunicado do conglomerado (que tem a operadora NTT Docomo entre suas subsidiárias), o negócio vai permitir um "aumento na competitividade industrial do Japão e garantir uma infraestrutura de comunicação segura e confiável, desempenhando papéis de liderança no trabalho com vários fornecedores de equipamentos de comunicação".

Notícias relacionadas


Através do desenvolvimento conjunto, a dupla espera alcançar "produtos competitivos globalmente que utilizem os pontos fortes das duas empresas e sejam originários do Japão". Entre os focos estão sistemas de arquitetura aberta em redes de acesso (OpenRAN).

"No futuro, as empresas pretendem atingir as principais quotas de mercado global sob a liderança da NEC", afirmou o comunicado conjunto da dupla. Dessa forma, está previsto um trabalho com operadoras globais e fornecedores de equipamentos para especificações dentro da O-RAN Alliance. Vale notar que a NEC vem mirando o mercado de redes de acesso abertas, inclusive com projeto ao lado da Rakuten no Japão.

As empresas também vão desenvolver e comercializar um circuito compacto de processamento de sinal digital (DSP), além de equipamentos de transmissão ótica que incorporem a tecnologia. Assim, a dupla projeta avanços em mercados de sistemas de cabos submarinos, por exemplo. Todas as soluções também vão compor o programa IOWN (Innovative Optical and Wireless Network) da NTT.
Longo prazo

Como a pesquisa e o desenvolvimento conjuntos devem abranger várias áreas com esforços de médio e longo prazo, a NTT decidiu pela aquisição de mais de 13 milhões de ações ordinárias da NEC, que emitirá novos papéis e alienará ações em tesouraria para este fim. O montante representará 4,8% do capital da fornecedora; o valor do negócio não foi divulgado, mas é avaliado em US$ 560 milhões.

Dessa forma, a NTT será a terceira principal acionista da parceira; o conglomerado de telecom, por sua vez, tem o governo japonês como detentor de 32% de seu capital. O anúncio da parceria com a também japonesa NEC ocorre em um momento emblemático para o ecossistema de fornecedores de tecnologia de telecom, sobretudo por conta do embate comercial entre EUA e China em torno do tema.

Fonte: Teletime News de 26 de junho de 2020, por Henrique Julião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário