Já virando presença constante na maior feira e congresso de telecomunicações do planeta, a Mobile World Congress, que acontece nesta semana em Barcelona, a Microsoft apresentou parcerias estratégicas com diversas empresas do setor. Em comum, esses acordos têm como objetivo utilizar a plataforma de cloud da gigante da tecnologia, a Azure, especialmente com as tecnologias mais recentes como o 5G e para redes privativas.
Como destaques, a empresa ampliou acordo com a Telefónica e anunciou testes com a Intelsat. Além dessas duias, a Microsoft tem parceria com outras operadoras e empresas de telecomunicações tais como AT&T, Nokia, T-Mobile, Vodafone, Etisalat, BT, Amdocs, Lumen, Telstra, NTT e Singtel.
A companhia levou à MWC a solução de computação na nuvem para as teles, a Azure for Operators, com a promessa de ajudar o 5G por meio da otimização das operações de negócio e maior agilidade para entregar novos serviços com maior alcance e baixo custo para as empresas. "Estamos comprometidos em virar parceiros de vocês, e não de competir contra vocês", destacou a big tech, dirigindo-se às operadoras.
Mais especificamente para a tecnologia de quinta geração, a MIcrosoft anunciou a solução Azure Private 5G Core, destinada ao núcleo de redes privadas. A plataforma permite integrar componentes de tecnologias e soluções de parceiros, "incluindo uma ampla gama de provedores de rede de acesso 4G e 5G standalone, além de SIMcards".
A Microsoft tem como clientes para o core de rede móvel operadoras como Telefónica, AT&T, Etisalat e Swisscom. José María Álvarez-Pallete, presidente do grupo espanhol que controla a Vivo no Brasil, lembrou que a estratégia parceria entre as companhias há três anos. Ele falou que acelerou a transformação digital da empresa durante a pandemia. O executivo diz que as iniciativas são tanto para corporativo quanto para o consumidor final, com tecnologias de inteligência artificial (IA) e outras. Satya Nadella, presidente da Microsoft, afirmou que a colaboração com a Telefónica está "definindo o futuro das telecomunicações" por meio de uso de cloud e IA.
Satélite
Além das operadoras mais tradicionais, a Microsoft também anunciou parceria com a satelital Intelsat, mas também visando a utilização de rede privativa móvel. As empresas implantarão a plataforma Azure Muli-Access Edge Compute e FlexEnterprise para uma demonstração de arquitetura de referência para implantar redes 4G e 5G com backhaul de satélite.
Fonte: Teletime News de 28 de fevereiro de 2022, por Bruno de Amaral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário