terça-feira, 28 de março de 2017

Net comunica assinantes sobre possível saída de canais abertos do line up; TVs dizem que podem cortar sinal

A Net já se prepara para a eventual perda de três dos cinco grandes canais comerciais de TV aberta em seu line up. A operadora abriu um canal para veicular um comunicado alertando que ainda não há um acordo com a Record, o SBT e a RedeTV para distribuição dos canais na região metropolitana de São Paulo a partir do dia 29 de março. No comunicado, afirma que já tem acordo com os outros canais abertos: Globo, Gazeta, Rede Gospel, Ideal TV Mega TV Rede 21, TV Cultura e Band.
Em entrevista a TELA VIVA há uma semana, Marco Gonçalves, contratado pela Simba – a joint venture criada para negociar o licenciamento dos canais Record, SBT e RedeTV na plataforma por assinatura – para liderar as negociações com as operadoras, afirmou que os canais não serão retirados dos line ups das operadoras enquanto houver negociação. "Não vamos fornecer conteúdo de forma gratuita, mas, havendo uma negociação em curso, vamos ser razoáveis", disse.
De fato, começou a partida de truco entre as operadoras de TV paga e a Simba. No dia 29 deste mês, com o desligamento do sinal analógico em São Paulo, as emissoras de TV aberta podem negociar o carregamento de seus canais nos line-ups das operadoras na cidade.
Para os canais, pesa o risco de não estar no lineup de mais de 18 milhões de lares, o que deve ter impacto na audiência e, por consequência, no faturamento publicitário. Já as operadoras correm o risco de não ter um conjunto de canais responsável por uma audiência significativa, mesmo quando medida apenas entre assinantes do serviço. Além disso, podem ameaçar a percepção de valor dos pacotes sub básicos, aqueles que contam apenas com canais obrigatórios.
Em nota, a Simba Content diz que está em negociação com as operadoras e que "fará todo o esforço para que o cliente dessas empresas não fique sem o conteúdo das três emissoras que, juntas, representam uma parte significativa da audiência na televisão paga". A joint venture destaca ainda que o sinal dos canais está aberto no ar. "A Simba esclarece que seu conteúdo já está disponível para todo o cidadão brasileiro através do sinal digital de forma totalmente gratuita".
Na tarde desta sexta, 24, contudo, as emissoras de TV soltaram um novo comunicado informando que, na falta de negociação com as operadoras, estavam na iminência de cortar os sinais nas emissoras de TV por assinatura a partir do dia 29.

Fonte: Teletime News de 24 de março de 2017, por Fernan.do Lautenjung.

Nenhum comentário:

Postar um comentário